Personalizar e criar conteúdo para o Facebook é um dos principais responsáveis pelo sucesso de uma página na rede.

Atualmente, a imagem para foto de perfil possui as seguintes características:

  • Proporção quadrada.
  • São exibidas com 160×160 pixels em computadores, 140×140 em smartphones e 50×50 em boa parte dos celulares comuns.
  • É posicionada a 16 pixels da esquerda e a 176 pixels do topo da imagem de capa em computadores. Em smartphones, é posicionada a 24 pixels da esquerda, 14 da parte de baixo e 196 do topo da imagem de capa.

Para tirar o máximo proveito, vamos seguir algumas dicas:

  • Utilize imagens com pelo menos 250×250 pixels. Apesar do Facebook exigir ao menos 180×180 pixels, com o crescimento de telas retina (alta resolução e qualidade), imagens em tamanhos maiores terão melhor qualidade nessas telas.
  • Prefira imagens em formato PNG. O próprio Facebook declara em suas diretrizes que imagens neste formato são apresentadas em melhor qualidade.

Para obter os melhores resultados, vamos seguir algumas dicas:

  • Utilize imagens com 1270×470 pixels. O Facebook exige imagens com no mínimo 399×150 pixels, mas a regra aqui é a mesma da imagem de perfil. As telas possuem cada vez mais resolução, portanto, é válido utilizar fotos com um tamanho maior.
  • Arquivos sRGB em formato JPG com a medida exata de 851×315 pixels e um tamanho máximo de 100 kb são carregados mais rapidamente.
  • Caso você utilize logos ou textos, a recomendação é utilizar imagens em formato PNG para melhor qualidade.

Anúncios – Facebook Ads

Segundo as diretrizes e recomendações de design para Ads no Facebook, utilizar o tamanho adequado das imagens vai garantir que elas sejam sempre exibidas com alta qualidade, independente do tamanho de tela – desktop, tablet ou mobile. O comprimento do texto é baseado na quantidade de caracteres disponível para telas menores, isso garante que em momento algum o texto seja cortado e prejudique a mensagem a ser transmitida. Vamos às dicas para produzir ads de qualidade:

  • Imagem (item 4): 1.200 x 628 pixels
  • Título (item 5): 25 caracteres
  • Texto (item 6): 90 caracteres
  • Descrição do link (item 7): 30 caracteres
  • A imagem (item 4) deve conter no máximo 20% de texto.